Dia mundial do livro

No dia 23 de Abril comemora-se o dia mundial do livro e dos direitos de autor. Esta data foi escolhida pela UNESCO em 1995 por neste dia terem morrido célebres escritores, Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.

Os livros são uma parte importante deste blog e, como tal, não podia deixar de “comemorar” este dia. Ler é um prazer, quer os livros em papel, quer os mais modernos digitais. A palavra livro é proveniente da palavra latina libere que significa livre. E os livros são mesmo isso, liberdade. Com eles podemos viajar por qualquer lado em qualquer altura. O limite é a nossa imaginação. Num país como o nosso com uma taxa tão grande de iliteracia, devia-se de promover cada vez mais os hábitos de leitura. Pois só com cidadãos informados poderemos ser um país melhor (apesar de a maioria das pessoas achar que ser um país melhor é não estar em crise económica…)

Apesar de actualmente não ler tanto como gostaria, sou uma leitora inveterada. Desde os meus 8 anos que adoro ler e tenho uma generosa  lista de livros preferidos. O livro que mais me marcou foi “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. E o vosso, qual é?

Deixe um comentário