O Siciliano, de Mario Puzo

Há uns tempos atrás, decidi ler o livro mais conhecido de Mario Puzo “O Padrinho”, livro este que deu origem ao filme com o mesmo nome. E as minhas expectativas foram ultrapassadas. Simplesmente adorei a simplicidade da escrita, o encadeamento e dinâmica da história, o que faz com que tenhamos vontade de saber o que vem a seguir. E tal como já tinha gostado muito do Padrinho, o mesmo aconteceu com o Siciliano. Conta a história de Salvatore Guiliano, ou Turi, de de Aspanu Pisciotta, o seu amigo desde sempre e companheiro de armas, e de como estes dois personagens desde que são crianças e como se tornam guerreiros, heróis separatistas da Sicília contra o governo de Itália e a Máfia (ou como no livro se diz, os amigos dos amigos).

E qual é a relação que o Siciliano tem com o padrinho? Mesmo que somente tenham visto o filme, Michael Corleone esteve exilado na Sicilia após ter morto Sollozo. Aqui ficou e até chegou a casar, mas passados dois anos o seu pai, Don Vito Corleone, decide que seu filho pode regressar para a América e levar com ele Turi. E aqui se desenrola a história, conhecendo todas as personagens ao pormenor desde a infância de Turi até ao regresso de Michael à América.

A personagem de Turi Guiliano existiu verdadeiramente, assim como o seu amigo Aspanu Pisciotta. Mas claro que este livro não relata os factos tal e qual eles aconteceram, apesar de se basear neles.

Aconselho vivamente a leitura deste livro. Em Portugal, está editado pela Bertrand Editora. É um livro de bolso, pequeno e prático, mas mesmo assim ainda custa cerca de 10 euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s