“Ensaio sob a cegueira” – o filme

Este é um filme que mostra como após uma cegueira contagiosa, a vida quotidiana numa grande cidade dos nossos tempos é afectada. Isto é a primeira impressão do filme. Porque é muito mais que isso. Quando aparecem os primeiros casos desta cegueira, o governo coloca-os de quarentena, isolados e entregues à sua própria sorte,  num antigo hospital. Aqui é denunciado mais um aspecto da sociedade moderna, quando um problema chateia, é isolar esse problema. Aí, a história entra num ritmo próprio. Assistimos à degradação das pessoas, no desrespeito pelos outros da mesma condição, na subjugação dos mais frágeis. No entanto, a mulher do médico oftalmologista é a única que não fica cega, assim como o cão que encontra no final. Ela assiste a tudo os que os outros não vêem, toda a miséria e degradação humanas. Para ela “a coisa mais aterrorizante que a cegueira, é ser a única que pode ver”. Pois aquilo que impressiona, é a sujidade, a realidade crua das condições extremas e da violência de algumas imagens (nomeadamente quando as mulheres são violadas para poderem ter comida. Não é nada fácil para uma mulher ver essas imagens).

É um bom filme, muito diferente dos filmes holliwoodescos. É um filme que nos obriga a reflectir sobre a nossa sociedade e nas nossas atitudes perante os outros. É um filme que comove, mexe com o intimo das pessoas e nos inspira a sermos melhores pessoas, pois no fundo fala sobre o amor. É um filme que demonstra, como diz o ditado popular português, que o pior cego é aquele que não quer ver.

Este é o trailer de promoção do filme:

E neste video, a reacção de Saramago e Fernando Meirelles comovidos e felizes quando assistem pela primeira vez ao filme:

Acho que todos nos sentimos emocionados perante estas imagens e palavras.

Depois de ver o filme, tenho mais vontade de ler o livro, que deve ser ainda melhor. Já decidi qual o próximo livro e o primeiro de Saramago que vou ler!🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s