Serão só coincidências?

Cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa), afirmam que o terramoto de magnitude 8,8 graus na escala de Richter que atingiu o Chile, no passado dia 27 de Fevereiro, pode ter reduzido a duração dos dias na Terra.

artigo da Nasa revela ainda que pode ter alterado o eixo da Terra e reduzido em 1,26 microsegundo (ou 1,26 milionésimo de segundo) em cada dia. Os responsáveis pelo estudo fazem parte da equipa do cientista Richard Gross e realizaram um cálculo por meio de um complexo modelo computadorizado sobre como é que o abalo teria modificado a rotação do nosso planeta.

Richard Gross, autor do estudo, disse que a alteração provocada pelo tremor num dos eixos da Terra foi ainda maior, ou seja, de oito centímetros e que pode ter sido maior do que o observado no sismo que atingiu a Sumatra em 2004, com magnitude de 9,1 graus.

Apesar do sismo que sacudiu o Chile ter sido muito menor do que o da Sumatra, prevê-se que tenha alterado mais a posição do eixo da Terra por dois motivos: primeiro, ao contrário do anterior, localizado perto do Equador, o terramoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo dele, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta e, segundo, a falha responsável pelo sismo chileno foi mais profunda e num ângulo ligeiramente mais acentuado.

Notícia publicada em Ciência Hoje no dia 02/03/2010.

Depois do terramoto do Haiti e Japão, da catástrofe na Madeira entre outros que vêem sendo noticia, agora vem-se a saber que o grande terramoto que se fez sentir no dia 27 de Fevereiro no Chile teve este impacto no nosso planeta. Será que é só um conjunto de infelizes coincidências ou estaremos próximos da profecia dos Maias, e o mundo vai mudar em 2012?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s