A verdadeira alimentação equilibrada…

A revista “Sábado” desta semana dedica um artigo a alimentos que nos enganam e que a maioria das pessoas pensa que são saudáveis.

Na minha opinião, acho que o artigo é que engana. Ao ler aquele artigo, uma pessoa pensa: “mas afinal o que posso comer???”

Mas algum dia, a qualidade nutricional de vegetais de uma salada compara-se a um Big Mac? Ou o salmão se compara a um prato de canelones congelados e pré-cozinhados?

Eu penso que não foi um artigo muito bem conseguido. Puramente sensionalista. Os alimentos não devem ser vistos somente pelas calorias. Isso é uma visão simplista. É como dizer que o comportamento humano é E->R!

NUNCA se pode dizer que ingerir uma salada é igual a comer um hamburger duplo+ batatas fritas+ refrigerante. A salada tem propriedades nutricionais como fibras, vitaminas e sais minerais que o hamburger gorduroso não tem.

O salmão, por sua vez, temqualidades nutricionais (de acordo com o site da Nestlé) como proteínas de elevado valor biológico (que contêm todos os aminoácidos essenciais ao homem e que só podem ser adquiridos através da alimentação), vitaminas lipossoluveis: A,D,E e K bem como o seu conteúdo em vitaminas B6 e B12. Nos minerais destacam-se o fósforo e magnésio.

O que o artigo deveria ter referido era que a forma como se confecciona as nossas refeições é que não é correcta. Porquê colocar numa salada maionese? porque não colocar somente um fio de azeite e vinagre balsâmico, por exemplo? Fica igualmente saboroso…

Assim como deveria ter referido, que se pode comer de tudo um pouco, MAS nas devidas proporções. Uma dieta equilibarada não deve ter exageros nem carências. Como é óbvio, não se pode comer todos os dias um bitoque, ou um gelado, ou comer meia dúzia de barritas de cereais.

Mas para qualquer dúvida fica aqui a nova pirâmide dos alimentos para esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Deixo-vos o endereço desta página da internet que é muito esclarecedora e acessível de uma dieta equilibrada.

piramide alimentar

Um pensamento sobre “A verdadeira alimentação equilibrada…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s