Recordações

Um destes dias andei a fazer uma arrumação nos meus papéis e livros antigos, descobrindo os primeiros livros que comprei. Como qualquer míudo(a) da minha geração, era fanática pela colecção de livros “Uma aventura“.

Tive uma professora na terceira – quarta classe que nos lia todas as quintas-feiras um capítulo de “Uma Aventura na Serra da Estrela”. Eu passava a semana inteira numa espera ansiosa pelo desenrrolar das aventuras dos cinco amigos. O livro seguinte a ler foi “Uma aventura na praia“, e aí fui já eu a comprar com os troquinhos que tinha poupado no meu mealheiro. Durante esse ano lectivo também fomos trocando livros com os colegas de turma. Penso que era um projecto muito interessante, motivando a leitura e a confiança entre os colegas.

Foi nesse ano que despertou em mim o gosto pela leitura. Os grandes “culpados” em primeiro lugar foi a minha professora, seguindo-se as autoras dos espetaculares livros Uma aventura” e “Viagens no tempo: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Estas senhoras foram sem dúvida muito importantes no imaginário de muitos jovens que, como eu, adoravam as aventuras das gémeas e dos três seus amigos e aprenderam a gostar da História de Portugal com os irmãos Ana e João.

Foram todos um marco dessa altura da minha vida.

pic_avent_1

Deixe uma Resposta

