Dia Mundial de Luta contra a SIDA

No dia no qual se comemora o dia mundial de luta contra a SIDA, decidi explorar um pouco este tema no crónicas.

Dados da ONUSida (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/Sida) em 2007, referem que em todo o mundo existem 33 milhões de pessoas infectadas e somente 2.7 milhões estão diagnosticadas.

E o que é a Sida?

Sida (Sindrome de ImunoDeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo VIH (virus da imunodefeciência humana) que ataca o sistema imunitário do corpo (ou seja, as células de defesa do organismo), destruindo assim a capacidade de defesa do mesmo face a muitas doenças.

O VIH, infecta as células do sistema imunitário, tornando-as cada vez menos eficazes, até que o organismo perde a capacidade de se defender contra doenças, atá as mais comuns. A manifestação dos sintomas não aparece mal a pessoa seja infectada pelo VIH. A pessoa infectada possui o virus e os anticorpos que o organismo produziu contra este, transmitindo a outras pessoas quando tem comportamentos de risco, aparentando no entanto, um ar saudável. Só com a degradação do sitema imunitário e a consequente aparecimento de doenças oportunistas (causadas por virus, bacterias e parasitas que num  organismo saudavél não causam doença ou então uma manifestação moderada) é que a pessoa tem o diagnóstico de Sida.

Como se transmite?

A transmissão do VIH é feita através de sangue (partilha materiais perfurantes contaminados com VIH como lâminas de barbear, piercings, seringas mesmo que contenham sangue seco), secreções sexuais (esperma ou secreçoes vaginais, USAR SEMPRE PRESERVATIVO em todas as relações sexuais) e transmissão de mãe infectada-filho (atravez do leite, durante a gravidez ou de sangue e secreções vaginais durante o parto).

Como se diagnostica e qual o tratamento?

O diagnóstico é feito através de uma análise ao sangue, detentando a presença de anticorpos produzidos contra o virus com um teste ELISA. Os cocktails de retrovirus (fármacos utilizados no tratamento da infecção por VIH) aumentam a qualidade de vida dos infectados.

A melhor arma contra a Sida é a informação sobre a doença e a sua prevenção. Não se contrai a Sida tocando ou falando com uma pessoa infectada pelo VIH. Simplesmente temos de evitar ter comportamentos de risco.

Existem Sites muito bons que contém bastantes informações e que dão respostas às vossas dúvidas: www.sida.pt, na wikipédia e abraço

Um pensamento sobre “Dia Mundial de Luta contra a SIDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s