” Prospecção ” de Miguel Torga

” Não são pepitas de oiro que procuro.
Oiro dentro de mim, terra singela!
Busco apenas aquela
Universal riqueza
Do homem que revolve a solidão:
O tesoiro sagrado
De nenhuma certeza,
Soterrado
Por mil certezas de aluvião.
Cavo,
Lavo,
Peneiro,
Mas só quero a fortuna
De me encontrar.
Poeta antes dos versos
E sede antes da fonte.
Puro como um deserto.
Inteiramente nu e descoberto. “

Miguel Torga

( Porquê tentar escrever algo novo, diferente e elaborado, quando hà pessoas que em duas ou três linhas resumem tudo aquilo que sentimos? Como alguém me diria um dia: Não tente inventar aquilo que ja foi inventado, minha cara! Então, hoje resumo-me à minha existência de mais uma pessoa comum…)

Deixe uma Resposta

