“Filipa de Lencastre – a rainha que mudou Portugal”, de Isabel Stilwell

“Filipa de Lencatre – a rainha que mudou Portugal” , romance histórico de Isabel Stilwell, aborda a vida de Phillipa of Lancaster, filha de John of Gaunt e neta do Rei Edward III de Inglaterra. Aos 27 anos casa-se com D. João I de Portugal e dessa união nascem 8 filhos, a chamada ínclita geração. Mudou Portugal porque dela descenderam os príncipes que iriam tornar Portugal a maior potência mundial.

Eu gostei muito deste livro. Primeiro porque nota-se que Isabel fez uma investigação bastante cuidadosa e aprofundada. É uma obra de ficção mas firmemente baseada em factos reais documentados. Phillipa e os restantes personagens poderiam perfeitamente ter sido da forma que Isabel os descreve. Segundo, acho importante estudar-se e dar a conhecer aos portugueses a vida das nossas mais importantes personagens históricas. E terceiro, a escrita de Isabel é muito acessível, fácil de acompanhar, despretensiosa, mas sem se tornar medíocre. Um livro que recomendo vivamente a sua leitura.

Isabel Stilwell escreveu mais dois romances históricos sobre rainhas portuguesas que espero vir a ler entretanto: D. Catarina de Bragança e D. Amélia.

Deixe um comentário